sábado, 22 de maio de 2010

A vaca, de Petrov, ou como pinturas podem ganhar vida

No final da semana passada, assisti a uma pequena jóia, o desenho A vaca (The cow), de Aleksandr Petrov, de 1989, baseado num conto do escritor soviético Andrei Platonov. Confesso que ainda não conhecia o trabalho desse cineasta e, nesse primeiro contato, fiquei encantado. Cada fotograma é uma pintura perfeccionista, que ganha vida na sequencia do filme. O traço é marcado por aquele realismo que apenas os sonhos possuem. Pensei que poderiam ser aquarelas, mas descobri que Petrov pinta seus fotogramas com os dedos em placas de vidro. A história flerta com a pieguice, mas resolve-se numa delicadeza que se transforma em poesia filmada.

Pesquisei no Google para resolver um pouco a minha ignorância. Ali, fico sabendo que A vaca é um dos primeiros filmes desse autor, que geralmente busca inspiração na literatura. Filmou também O sonho de um homem ridículo (The Dream of a Ridicolous Man), de 1992, baseado em Dostoievski, A sereia (The Mermaid), de 1996, inspirado em Pushkin, e O velho e o mar (The Old Man and the Sea), de 1999, homenagem a Hemingway, com o qual ganhou o Oscar de melhor curta de animação em 2000. O último trabalho do qual encontrei registro foi O meu amor (My Love), inspirado no também russo Ivan Shmelyov.

Depois desse primeiro contato, tentei encontrar DVDs com as obras de Petrov, mas não consegui. Há trabalhos dele no Youtube e os principais filmes estão disponíveis para baixa no blog O Sétimo Projetor (setimoprojetor.blogspot.com).

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